Pesquisar este blog

domingo, 5 de junho de 2011

Yorimá-os pretos velhos



Gente, meu conhecimento sobre Umbanda é muito limitado ainda, mas estou lendo UMBANDA - A PROTO SÍNTESE CÓSMICA que ganhei do autor em 1998: o médium , líder espiritual e médico Francisco Rivas Neto( Mestre Arapiaga). Um livro que estou lendo ....aos poucos, porque é muito extenso e profundo.

Yorimá corresponde à falange dos pretos velhos. Vamos lá:

YO- potência, ordem , princípío RI- reinar, iluminado. MA- Lei, regra.
"A vibração de Yorimá é composta por diversas entidades que alcançaram a maturidade espiritual, através de experiências mil, sendo pois "senhores das experiências."- pg 308- UMBANDA A PROTO-SÍNTESE CÓSMICA- EDITORA ÍCONE.

Os queridos pretos velhos nos ajudam com seus ensinamentos de humildade e experiência, senhores do fim, isto é, a experiência. Sentar no toco para falar com um preto velho garante , só por si, uma grande tranquilidade. É como conversar ao pé do ouvido com um avô experiente, sábio, mas sem orgulho e de coração bom demais.

Vamos conhecer um pouco da hierarquia dos queridos pretos velhos:

Orixás menores- os guias - os protetores

Os sete orixás menores da vibração dos pretos velhos são:

  • Pai Guiné
  • Pai Congo de Aruanda
  • Pai Arruda
  • Pai Tomé
  • Pai Benedito
  • Pai Joaquim
  • Vovó Maria Conga
Abaixo dessas entidades temos os guias:

  • Pai Chico das Almas, Vovó Angola, Pai João D`Angola, Pai Congo do Mar, Vovó Cambinda de Guiné, etc...( do livro a Proto -Síntese Cósmica)
  • Protetores: Pai Tibúrcio, Pai Celestino do Congo, Pai Cipriano, Pai João da Caridade,etc..
Os orixás menores podem sim baixar nos terreiros se o médium estiver limpos moral e espiritualmente, porque são espíritos de muita luz.

Na Umbanda, há uma hierarquia de acordo com a evolução dos pretos velhos. Se você já conversou com algum pai velho de nome diferente aos mencionados não se preocupe. O que você deve observar é a linguagem dele. O que ele fala? Qual é a linguagem desse pai velho? Prega a caridade? Você observa que os conselhos do pai velho são cheios de humildade e bom senso? Isso você tem que observar quando conversa com um pai velho. Os pretos velhos utilizam das rezas e benzimentos para equilibrar os filhos de fé. Quando fumam seus cachimbos limpam a aura dos seus filhos de fé. Nesse caso, a fumaça não faz mal.

E estão enganados aqueles que dizem que os pretos velhos são espíritos atrasados porque ainda fumam cachimbo. Isso pra mim é puro preconceito. Os terreiros de umbanda recebem todo o tipo de vibrações e algumas muito pesadas. Cada erva tem sua função.

Meu preto velho já baixou em um centro kardecista e não pediu cachimbo.

As pessoas precisam estudar mais para entender do que sair por aí julgando e condenando religiões.

As manifestações mediúnicas dos pais velhos atuam no corpo astral do médium na região do chakra genésico:

Nos homens: testículos , próstatas e vesículas seminais.
Nas mulheres: ovários, útero e trompas.

Atuam também no plexo frontal e cervical, produzindo profundas alterações de fisionomia. Alguns pretos velhos andam encurvados, com dificuldade. Isso não quer dizer que sejam espíritos atrasados, mas assim demonstram humildade. O espírito desencarnado não precisa andar vergado mesmo que tenha desencarnado de forma violenta como aconteceram com vários escravos: açoite, tronco, castigos. Quando desencarnam se libertam da matéria e, se foram, pretos velhos bons, humilides mesmo, logo demonstram uma formação espiritual bonita e formosa.
Isso é apenas uma forma. Podem baixar em centros espíritas com a forma de outras encarnações. Ou você acha que um preto velho só teve uma encarnação???????? Como escravo?????
Está enganado.

Eu frequentei há muitos anos um sítio onde havia ritos de Umbanda. Era um grupo seleto. Lá me curei de depressão quando baixou meu preto velho: Pai João das Almas. Meu pai, um espírita radical, cedeu. No princípio, não queria saber de Umbanda. Talvez achasse que era coisa de gente atrasada. Fiquei muitos anos nos ritos desse sítio e convivi com uma grande médium. O nome dela era Ivone. Ela já desencarnou, infelizmente. Sua mediunidade era sonambúlica. Ela recebia uma preta velha de nome INÁCIA BÁRBARA. Essa preta velha me ajudou muito. Havia também a VÓ FILIPA que era alta e orgulhosa. Costumava descer e falar das vidas passadas dos presentes.

Nunca mais me afastei dos terreiros, mas fique entre o centro espírita e o terreiro. Agora, mediunicamente trabalho num terreiro de Umbanda e tenho aprendido muito com meu preto velho. O Pai João me acompanha desde a infância. E vaticinou os acontecimentos mais importantes da minha vida.

A consciência do médium de Umbanda é difícil de descrever quando a gente incorpora. Eu sei que o preto velho está vindo. Eu o vejo e sinto os fluidos. A energia de um preto velho, principalmente, do Pai João é suave e leve. Após o rito deito e durmo tranquilamente.

A energia de Yorimá corresponde ao planeta SATURNO, o planeta da perseverança, das provações.

Os pontos de Umbanda tem a função de ser como se fosse um documento. Através dos pontos de umbanda a gente reflete sobre a vida, as provações, as soluções.

Esses pontos - cantados de forma simples- nos remetem ao espiritual e ao sagrado.

As essências de Yorimá: junquilho, eucalipto e alfazema. Os banhos de essência - são muito bons para ativar nossa energia e melhorar nosso magnetismo.

A infusão é feita com algumas gotas da essência em água quente. Espera amornar e joga no corpo mentalizando a cor lilás.

Salve os pretos velhos!



2 comentários:

  1. Olá, querida Sandra!

    Interessei-me muito pelo seu blog...em especial sobre essa matéria...quero muito aprender mais sobre pretos velhos, muitooooo mesmo!!Quando adolescente tinha a clarividência e via um "preto velho", por muito meses....não sei seu nome...não trabalhei essa questão mediunica...atualmente, sem nem me conhecer uma "mãe de santo" falou que um preto velho me acompanha...quero saber muito o que fazer...gostaria de me informar mais a respeito, obrigada por estar aqui, beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra!
    Cheguei aqui pelo Google e gostei muito do seu blog.
    Adoro os pretos-velhos. Salve as almas!
    Abraços, Juliana
    www.blogdolivroespirita.com

    ResponderExcluir