Pesquisar este blog

domingo, 15 de julho de 2012

O que acontece quando você relaxa?



  Quantas vezes você já sentiu paz de espírito? Não sabe o que é? Está cheio de problemas e nem imagina como é relaxar... Por que  você procura a beira mar nas férias? Algumas pessoas viajam durante as férias e voltam mais estressadas. Não sabem usufruir daquele momento. Ficam pensando se vai chover ou não e se haverá sol suficiente para o bronzeado. Ou então, ficam pensando nos problemas que vão encarar quando voltarem para casa.

  Meu pai foi para Natal visitar minha irmã. Ele comentou comigo sobre a viagem e disse que, não queria voltar mais. Teve a companhia do meu tio, seu irmão, e tudo isso ilustrado por uma paisagem maravilhosa.

  Fui visitá-lo quando ele voltou para casa. Meu pai me contou animado sobre as praias lindas de Natal, as comidas que experimentou, as conversas na varanda da casa da minha irmã. Voltou energizado, mas disse com uma pontinha quase de tristeza:

 - É.... a gente volta...e voltam os problemas.

 Sim, a vida tem problemas. Mas é melhor não mencionara a palavra problema, mas que tal , desafios? Problema é uma palavra muito mal humorada. Se você afirma que tem um problema não está dizendo que deseja encontrar a solução.

  Quando dei o curso de técnicas de relaxamento na Faculdade da Terceira Idade de Guaratinguetá foi um sucesso!

  Todos nós queremos relaxar. A relaxação inclui o corpo, a mente e o espírito. No início, poderá sentir dificuldade e  alguns sintomas: dificuldade de se concentrar na respiração, coceiras pelo corpo, dificuldade para esvaziar a mente das preocupações. Tosses, dores no pescoço, enfim, tudo para afastar você do seu mundo próprio.Enquanto estamos na lida  trabalhando, estudando, cuidando da casa, nossos medos mais íntimos ficam para trás. Quanto mais ocupados  mais nosso espírito fica amortecido. Ele vive apenas uma parte da vida: a rotina do dia a dia, o automatismo mental, o estress, o trânsito, a rotina dura e incessante.
   
  Aí, sentimos dificuldade de tirar um cochilo ou de não fazer nada. Sentimos culpa por não fazer nada. O mundo está aí para você abarrotar a mente de informações, sons,notícias, enfim, tudo que vai atolar sua mente de lixo mental. Quer estar sempre conectado, atento. E se esquece do seu mundo interior.

  Energias que não são nossas abarrotam nosso LIXÃO MENTAL. São pensamentos que mandam para a gente, notícias que você ouve, emoções mal resolvidas. Tudo o que lhe impressiona fortemente fica marcado no seu inconsciente. 

  Reserve um dia para descansar a sua mente. Não é dormir. Quem tenta relaxar e dorme não quer dizer que conseguiu a relaxação.Isso pode sinalizar de que está tendo um sono deficiente e seu corpo está cansado. Aí, quando tenta relaxar acaba dormindo. O relaxamento inclui relaxar os membros, o corpo todo, a coluna vertebral e até o couro cabeludo. Depois, limpar a mente. Primeiro deixe os pensamentos virem e seja como um viajante dentro do trem. Deixe que seus pensamentos venham como a paisagem que passa pela janela do trem. Você apenas vê e elas passam... Quando sua mente estiver limpa sentirá uma incrível sensação de paz. Aí, você pode utilizar várias técnicas: cromoterapia, entrar no seu jardim interior e até conversar com seu anjo de guarda. Seu espírito estará liberto e ativo para que você se cure.

 Um sono relaxante é a consequência de um dia bem vivido.

Se eu pudesse viajava sempre para os campos e depois para a beira mar. Nesses sítios vibratórios da natureza a gente pode despertar a consciência. Refletir sobre sua vida e recarregar energias. Lá estarão espíritos que tem a função de descarregá-lo e purificá-lo. A cor verde das matas relaxa e faz bem. 

   Se  não pode viajar por enquanto viaje na sua mente. Pode relaxar a mente através de um profundo relaxamento que começa com o controle da sua respiração. E, também, contemplar imagens(fotos) ou vídeos de relaxamento ou com sons da natureza. O desejo de relaxar e se sentir bem é uma nostalgia que vai nos acompanhar até nosso desencarne. Sentimos saudades de lugares que moramos em outras vidas. Sentimos saudades de pessoas com as quais convivemos em outras eras. E, porisso, às vezes, ficamos nostálgicos ou angustiados e não sabemos porquê. É aquela coisa da saudade de não sei o que, de não sei quem. Pode ser sim da vida espiritual que é a verdadeira vida!

  Quando o ambiente da minha casa está muito tenso eu costumo cozinhar ouvindo música suave, principalmente para aqueles familiares que estão dormindo. O corpo deles dorme, mas o espírito pode estar alerta e vai captar a vibração musical.

  Vou preparar um vídeo com algumas ideias de relaxamento que você pode utilizar com os objetos da sua própria casa. 

  É na própria rotina que você deve tentar viver equilibradamente. 

 Um dia, achei que tinha feito meditação e me sentia muito bem. Precisava começar o almoço e me sentia tão zen! De repente, meu filho acordou e adentrou a cozinha. Estava muito mal humorado e irritado. Ah, meu estado zen foi por água abaixo. Se eu não me vigiasse teria entrado na onda negativa dele. Acho improdutivo você fazer aquela contemplação meditativa a sós e depois passar o seu dia super irritado. 

  Minha sogra( avó dos meus filhos)faleceu há alguns anos. Nunca fez meditação e não era uma mulher muito estudada. Jamais fez meditação, mas nunca vi uma mulher tão paciente. Ela não fazia yoga e nem sabia técnicas de respiração. No entanto, quando eu a visitava não queria mais sair da casa dela. Parecia um templo. Era uma senhora risonha e feliz mesmo com as intempéries da vida. Sua meditação ou sua técnica de felicidade era ajudar os outros e viver o dia a dia. Ela era feliz quase o tempo todo seja lavando roupa, varrendo o quintal ou mesmo brincando com seu cão. Um dia, achei uma caixa de gatinhos peludos no bosque perto da casa. Meu marido(falecido) não gostava muito de animais. Por mim eu teria ficado com todos. Eram mestiços de angorá. Levei um para a minha sogra. Ela o adotou imediatamente e quando eu a visitava ríamos muito das artes do gato. Algumas pessoas são tão evoluídas que não precisam aprender técnica nenhuma... elas são a técnica. E nem sabe que são sábias! Isso é sabedoria! Ela morreu aos 90 anos. Tinha uma mente lúcida, cozinhava muito bem e ajudava as pessoas através da sua religião testemunha de jeová. 

 O dia a dia não é feito de por de sol, paisagens belíssimas ou bosques maravilhosos! Você tem que enfrentar o dia a dia utilizando tudo o que captou da meditação. 

  Minha data de nascimento 7 fala muito de mim. Tenho sempre vontade de me isolar, de ficar criando histórias. Ou de ir para um outro mundo que eu nem sei qual é. Mas já melhorei muito e agora consigo ter a cabeça nas estrelas mas os pés bem fincados no chão.

  Na meditação, você pode entrar em estado alfa e até obter intuições do seu espírito guardião.

  Agora, por exemplo, que tal olhar para o vídeo e descansar sua mente?

 Pode ser um bom começo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário