Pesquisar este blog

domingo, 30 de outubro de 2011

O caminho das bruxas


"O movimento de repressão à bruxaria, iniciado na Idade Média, alcançou maior intensidade no século XV, para, na segunda metade do século XVII, ter diminuída sua chama: o número de processos de feitiço no norte da França aumentou de 8, no século XV, para 13 na primeira metade do século XVI, e 23 na segunda metade, chegando a 16 na primeira metade do século XVII, diminuindo para 3 na segunda metade daquele século, e para um único no seguinte. (Claude Gauvard - membro do Institut Universitaire de France).

    Em 1223, o Papa Gregório IX, admitiu a existência do sabbat e esbat. O Papa João XXII, em 1326, autorizou a perseguição às bruxas sob o disfarce de heresia. O Concílio de Basileia  apelava à supressão de todos os males que pareciam arruinar a Igreja.

    Uma psicose se instalou. Comunidades do centro-oeste da França acusavam seus membros de feitiçarias. Na Aquitânia (1453) uma epidemia provocou muitas mortes que foram imputadas à mulheres da região, de preferência as muito magras e feias. Presas, submetidas a interrogatórios e torturadas, algumas acabavam por confessar seus crimes contra as crianças, e condenadas à fogueira pelo conselheiro municipal. As que não confessavam eram, muitas vezes, linchadas e queimadas pela multidão, irritada com a falta de condenação.

   Os tratados demonológicos e os processos de feitiçaria se multiplicaram, por volta de 1430, marcando uma nova fase da história pré-iluminista, de trágicas dimensões.

   A Inquisição, instituída para combater a heresia, agravou a turba de seguidores inspirados por Satã. Havia, ainda, um componente sexista. Os bruxos existiam, mas eram as mulheres, sobretudo, que iam queimadas nas fogueiras medievais."- dados e texto de Wikipédia.

    Nas histórias  infantis, as bruxas são mulheres feias, de nariz grande e verruga que dão gargalhadas horrorosas. Na história de João e Maria, a bruxa captura João e o prende. Branca de Neve também é seduzida por uma bruxa onde come uma mação enfeitiçada.
     As bruxas do imaginário popular voam nas vassouras e fazem seus feitiços num caldeirão grande onde cozinham uma série de essências e  ingredientes vários como: asa de morcego, insetos e por aí vai.
     Atualmente, o preconceito em relação às bruxas diminuiu por conta da informação e do surgimento de Wicca. Agora, existe curso para ser bruxa.Bruxas e bruxos podem ser donas de casa, profissionais, enfim, seres humanos comuns. Geralmente, possuem dons de clarividência e mediunidade.
        A bruxa do Bem  tem caldeirão sim ,mas prepara iguarias apetitosas e essências. Fazem culto à Natureza. Rezam pelo Bem das pessoas e pelo amor entre as criaturas.
        Os gatos pretos , atribuídos a bruxas, feitiçaria, agora são mais respeitados. Se bem que os coitados dos felinos são denominados de animais traiçoeiros e misteriosos. 
          O dia das Bruxas , dia 31 de outubro, é uma data especial nos E.U.A. As crianças se fantasiam e vão de casa em casa pedir guloseimas e doces.
           Todo mundo é um pouco bruxo no sentido de fazer magia. A magia começa no IMAGINAR. Quando pensamos criamos uma onda mental com o nosso desejo. Se a gente agregar ao nosso desejo um elemento material, isso é magia.
           Tudo começa no poder mental. Você deve saber que a força do pensamento é algo incrível que pode melhorar sua vida ou destrui-la. Se você desejar o mal de alguém seu pensamento de ódio, inveja ou ressentimento vai atrair ondas afins. E, com isso, espíritos negativos que vão lhe estimular a prosseguir no intento de prejudicar a pessoa. Se ela tiver alguma dívida cármica ou resgaste de débitos passados ou estiver frágil poderá captar essa onda negativa. E, nesse momento, se sentir mal, insone ou ter alguma doença. Alguns magos do mal costumam fazer essa tipo de feitiçaria. E trabalham com a lei da barganha aonde são ajudados por espíritos da treva.Podem até receber incumbencias de matar as pessoas.
         Só que a lei Maior é do Criador! 
       Não existe maior bruxaria do que o preconceito religioso e a ignorância de algumas pessoas. Alguns credos religiosos, infelizmente, associam as religiões espiritualistas ao culto de demônios e maus espíritos. Em primeiro lugar, Deus em sua Perfeição e Misericórdia jamais criaria seres destinados ao Mal Eterno. Isso não tem cabimento!
        Todas as religiões levam a Deus e as religiões de origem afro tem que ser respeitadas. Muitas pessoas que abandonam essas religiões e se convertem às religiões evangélicas são chamadas de "bruxas" ou "mães de encosto."Culpam as religiões de origem africana por suas mazelas , prejuízos financeiros, etc. Mas não é nada disso. Se algo deu errado em suas vidas foi por conta de terem usado seus dons de forma errada. E, assim, atraíram maus espíritos.
       O inconsciente coletivo do ser humano foi acostumado a reter e a introjetar a bruxa e a fada. A fada é boazinha e desfaz feitiços. E abruxa é feia e má! Sua casa é feia, suja e cheia de gatos pretos, corujas. Na verdade, o ser humano não é sempre bom ou mau. Temos falhas de caráter, imperfeições , mas virtudes e o dom da eternidade.
       Nosso espírito é eterno e será muito bonito e cheio de luz se nós praticarmos a reforma íntima como um legado para  nossas encarnações.
    Ser bruxa é ter poder!Poder de criar e imaginar! O poder de imaginar e transformar a realidade à sua volta com seu exemplo. 
      Agora, em vez de caçar as bruxas vamos respeitar aqueles que pensam diferente de nós. Vamos caçar o bulling, a corrupção na política, o desrespeito à natureza, poluição ambiental. Vamos caçar a violência no trânsito, a maldade, a pedofilia. E, que, nós, mulheres poderosas , possamos usar nossa intuição e mestria para dar colorido a esse mundo.
   As mulheres , agora, tem o poder de se colocar em quase todas as profissões.
   E, se você é uma wicca, saiba usar sua magia sempre para o Bem Maior.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário