Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Salve os pretos velhos!







    


   Hoje, dia 13 de maio, os pretos velhos são homenageados no terreiro de Umbanda. Alguns foram escravos em encarnações passadas. Isso não quer dizer que continuem escravos na espiritualidade.

  No entanto, trabalham como pretos velhos; exemplos de humildade. Muitos andam devagar e usam bengalas. Conheci uma médium que incorporava uma preta velha no terreiro. A preta velha ficava muito arcada. Pensava com meus botões se a médium não teria algum problema de coluna vertebral. Por que será que essa preta velha trabalhava espiritualmente dessa forma? A forma apresentada pelo espírito desencarnado durante a psicofonia depende também da evolução espiritual do guia. Ou então, precisava se mostrar dessa maneira para demonstrar o sofrimento durante a época da escravatura.
    Depende em parte do médium a incorporação do seu guia espiritual.

    O preto velho pode  incorporar de maneira suave sem prejudicar a postura do médium. Seu modo de falar geralmente é bem simples;  uma forma de ficar mais próximo dos seus consulentes. Muitos pais velhos espirituais já foram pessoas importantes e cultas em vidas passadas. Falam de maneira simples para deixar  o consulente à vontade. Sentar no toco para conversar com um preto velho é uma experiência muito legal! A baforada do cachimbo pode aliviar dores físicas e males espirituais. Seus conselhos são simples, mas sábios.
     Meu preto velho trabalha de forma suave. A incorporação é bem tranquila. Não faz trejeitos e nem dá muitos sacolejos. Quando volto à minha consciência me sinto muito bem. Ele aparece para mim antes da incorporação. Reconheço-o pela clarividência e, também, pela vibração espiritual.Tem uma aparência franzina, cabelos bem branquinhos e de estatura baixa.Gostaria de vê-lo com a aparência de outra encarnação.O nome dele é Pai João das Almas. Trabalho com outros pretos velhos, mas esse é o que incorporou primeiro.

    Os pretos velhos têm várias graduações e nem todos são espíritos do Bem. Alguns podem fazer mal às pessoas. Desencarnam com raiva dos senhorios.  Não se conformam com o sofrimento que passaram durante a escravidão. Podem até obsidiar seus senhorios. Assim, como a gente conhece boas e más pessoas, assim também é na Espiritualidade. No entanto, todos são filhos de Deus e baixam nos terreiros para evoluir cada vez mais. Se você é médium de um terreiro de Umbanda pode ajudar seus guias a evoluir cada vez mais. Estudando e aprendendo. As lições do pai velho servem principalmente para o médium. Não adianta incorporar um guia de luz e se manter nas trevas da ignorância, do orgulho e da falta de fé. Um médium que não age sob a égide da caridade pode afastar seu preto velho.

   Alguns são muito evoluídos e podem baixar em casas espíritas também. A figura do preto velho é ligada à escravidão. E, por esse motivo, eles aparecem na forma de escravos velhinhos e com aparência sofrida.Vamos dar um exemplo. Como você vai a uma festa na roça? É óbvio que não vai com um traje passeio ou esporte fino. Uma festa na roça pede um traje adequado. Uma festa de formatura já pede um traje mais elaborado.

  Os pretos velhos fumam cachimbo ou cigarro de palha. A fumaça do cachimbo destrói os miasmas espirituais que causam doenças e perturbações. Algumas pessoas afirmam que os guias de umbanda são inferiores, porque alguns fumam cachimbo, charuto ou cigarro de palha. No mundo espiritual, não precisam disso. Se eu for à casa de alguém para benzer um doente nem sempre o preto velho fuma cachimbo. Ele pode se aproximar e falar ao meu ouvido. Ou mesmo passar intuição sem precisar incorporar. A psicofonia não é a única forma de comunicação com os espíritos desencarnados.

   Um guia que trabalha em terreiro também pode baixar num centro espírita ou mesmo numa casa. Se for necessário pode entrar numa igreja para socorrer alguém que esteja orando ou sofrendo. Ele chega perto da pessoa e a ajuda com inspirações positivas. Os guias espirituais estão em todos os lugares. Sua vestimenta espiritual depende em parte das suas encarnações pregressas e do seu estágio evolutivo. Um espírito pode ter a aparição muito bela, mas causar sensação de desconforto ou mal estar. Fique alerta, porque os maus espíritos podem mistificar, ludibriar e enganar seu médium. Como reconhecer os espíritos desencarnados? Através da linguagem, da comunicação. Se a linguagem dele for contra os princípios da caridade e do amor, desconfie desse espírito. Isso não quer dizer, que no futuro,  não possa evoluir e se tornar um espírito de luz. 

   Os guias espirituais não são perfeitos! Espíritos perfeitos são aqueles que não precisam mais reencarnar porque já depuraram todas suas mazelas. Essas almas podem estar em vários lugares ao mesmo tempo. Muitas nem tem mais forma humana.

 Vamos respeitar os guias da Umbanda! Estudar bastante sobre essa religião maravilhosa pode ajudar a diminuir o preconceito e a ignorância!

 Se você gosta de conversar com o preto velho, algumas dicas preciosas:


  1. No dia do rito no terreiro se prepare para a consulta com o pai velho. Tenha bons pensamentos e  ações.
  2. Chegue na hora certa.
  3. Respeite a hierarquia do terreiro.
  4. Quando chegar sua vez não pense somente em si. Mais pessoas aguardam sua vez para falar com o preto velho. Fale o suficiente!
  5. Dentro do terreiro fique em prece. Evite comentários maldosos e pensamentos negativos.
  6. Seja gentil e educado. Passe sua vez para uma pessoa doente ou idosa.
  7. Quando você chega ao terreiro já começa a vibração. Os bons espíritos sabem do que você precisa.
  8. O pai velho não resolve o problema de ninguém. A vida é sua. A responsabilidade sobre suas escolhas depende só de você mesmo. Não faça o pai velho de escravo!
  9. Não seja escravo das suas emoções. Liberte-se! A consulta com o pai velho não pode ser uma dependência emocional. Se não puder ir ao terreiro poderá conversar com ele mentalmente ou acender uma vela e fazer um pedido. Os pais velhos estão disponíveis também no plano espiritual.
  10. Seus pedidos serão atendidos de acordo com o seu merecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário