Pesquisar este blog

domingo, 27 de maio de 2012

Cartas psicografadas; paz no coração ou frustação?


  Assisti, numa determinada emissora de televisão, uma ótima entrevista com uma profissional de saúde especializada em luto, perdas.
  Num momento específico da entrevista a doutora atenta para"o cuidado com as cartas psicografadas". A entrevistadora lembra sobre o cuidado com o "charlatanismo". 
  E a doutora explica que é comum no Espiritismo as mensagens psicografadas.
  Sim, ela focou um ponto importante: "cuidado com as cartas psicografadas".
  E, por esse motivo , bato na mesma tecla: o profissional de saúde tem que  conhecer as religiões para que possa compreender melhor a  dinâmica religiosa de cada cliente.
  A doutrina espírita não é somente "cartas psicografadas". O Espiritismo é filosofia, ciência e religião. A doutrina codificada por Kardec esclarece as pessoas com muita procedencia sobre o luto.Ela acalma a pessoa enlutada com a resignação, a fé em Deus e a crença na vida eterna. E, em momento algum, ela reforça o contato com pessoas que por ignorancia , ou mesmo charlatanismo, possam usar a  mediunidade para confundir ou iludir aquele que sofre por ter perdido algum ente querido.
  As cartas psicografadas também podem ser o consolo para uma mãe desesperada, desde que , psicografada por um médium sério e comprometido com o Espiritismo.
  Se você perdeu algum ente querido precisa viver o luto, "a aparente perda" e isso não está errado. Aliás, esse detalhe de viver a perda e o luto foi muito bem explicado pela doutora.
  Seu ente querido continua vivo e precisa da sua resignação. O luto patológico envolve desespero e muita revolta. Essa emoção faz muito mal para o ente querido que está em outra dimensão. Pode ser , que no primeiro momento, a mãe fique revoltada ou então negue a perda. Também pode fazer parte  do processo. Mas se ela tiver alguma religiosidade e Deus no coração transformará sua dor na esperança do reencontro.
  A Doutrina Espírita é consoladora, terna e objetiva. 
  Seu ente querido precisa de preces para se adaptar à nova vida. Correr aos centros espíritas desesperadamente em busca de cartas psicografadas pode trazer frustração se a pessoa não estiver preparada. E se o ente querido ainda não estiver preparado para dar uma mensagem. A mediunidade de psicografia que habilita as cartas psicografadas de entes queridos desencarnados tem que ser muito clara e conter detalhes específicos.
  No entanto, qualquer médium sério pode trazer notícias dos seus entes queridos. Aqui na minha cidade, obtive de uma grande médium notícias da minha querida mãe. Ela não psicografou mensagem, não houve nenhum fenomeno espetacular mas eu confio no seu caráter e no seu dom . Ela me explicou que minha mãe está relativamente bem e isso me deu paz e estrutura para suportar a saudade.
 Profissionais de saúde, procurem se informar a respeito de cada religião. Não devem agir sob a égide do preconceito jamais.
 Por que a doutrina espírita é sempre atacada por outras religiões se ela respeita todos os credos? Não podemos mais viver sob a sombra do preconceito e da ignorancia.
 O mundo precisa de Espiritualidade. Viver a espiritualidade nem sempre é ter uma religião. Se a sua religião lhe traz paz e conforto na dor continue nessa religião. Aprenda com sua religiosidade a ser melhor. Não condene ninguém por ter um credo diferente do seu. 
 E, se  você é um pastor ou mesmo um padre sua missão é nobre e especial. Precisa estar comprometido com o amor divino e com a verdade. E, não com o raciocínio estreito que explica que Jesus está só naquela Igreja, ou naquela  Congregação, ou mesmo naquele grupo. Jesus está em todos os lugares e está até mesmo entre os ateus. E Ele está em todas as religiões. 
 Uma cliente minha procurou um padre. Ele a aconselhou:
"- Não tenha amizade com gente espírita!"
 Ela retrucou:
"- Mas, padre, foi ela que me orientou a procurar a Canção Nova!"
Graças a Deus, existem  sacerdotes religiosos comprometidos com a verdade, com o amor divino e com a tolerância com as diferenças. O ranço do fanatismo obscurece o caminho do amor . Isolamos as pessoas porque tem religiões diferentes das nossas.
 A religião deve se comprometer com o respeito, com a solidariedade e com a verdade.
 Os médiuns não tem pacto com o diabo, não são "mães de encosto". Os  terreiros de umbanda não tem parte com o diabo. Macumba não é o que vocês pensam!
 Mas, cuidado! O que corrompe a religião é o ser humano! Cuidado com aquele que se aproveita da sua dor para conseguir favores, presentes ou mesmo dinheiro. Aquele que mente, engana e ludibria. E essas pessoas podem estar em todas as religiões. Não são religiosos; são almas ignorantes. Precisam aprender muito e  vão que responder por seus atos.
 As cartas psicografadas são o consolo para a alma enlutada!
 Podem sim oferecer o  refrigério da vida eterna!
 No entanto, você que perdeu um ente querido, procure na sua fé o consolo para a dor. Deus sabe o que faz!
 Jesus disse:
 "Pedi e obtereis!"
 O consolo virá na medida da sua fé em Deus, na esperança de dias melhores e na certeza de que não morremos! 
 A morte não existe!

4 comentários:

  1. Que texto maravilhoso.Só aprendo con vc Sandra...obrigada!
    Ah, te adc no face. bjss
    Jane (janeecharles)

    ResponderExcluir
  2. Sandra, quando o Pedro partiu, comecei a correr aos centros procurando uma mensagem, precisava saber como ele estava. Fui em todos aqui em Santos, fui no Perseverança, uma loucura, recebia sempre, mas sempre queria mais. Depois do primeiro ano, parei e percebi q estava me tornando uma obssessora do meu filho, estava impedindo a sua caminhada. Fiquei decepcionada comigo mesma, pois era espírita, quanta vergonha se4nti de mim, pedi perdão ao meu filho, lhe disse q ele estava livre p/ seguir em frente. Adoro quando vc me manda notícias dele, mas no centro não pedi mais, voltei p/ a sala de passes. Amei o texto e hoje estou aqui te seguindo, pois te admiro e respeito muito como médium. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Uma boa lição a sua; pode ajudar muitas mães.

    ResponderExcluir