Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2011

Guias de Umbanda



Trabalhei como terapeuta durante 10 anos. E, com aconselhamento através dos Oráculos desde os 12 anos. É isso mesmo. Uma amiguinha pede. Outra. Tira uma carta aqui, outra acolá... Estuda, lê, conhece pessoas e por aí vai...
Quando morava em São Paulo na Av.Brigadeiro com a Paulista- estava me preparando pra estudar medicina através do Cursinho Objetivo. Morava num apartamento no décimo andar , se não me engano. Isso foi aos 18 anos. Minha mãe me deixou no pensionato e voltou pra Guaratinguetá.E naquela tarde, senti uma sensação muito esquisita. Como a do bebê que vê a mãe saindo para trabalhar pela primeira vez. Fiquei meio regredida. Senti insegurança. Nunca havia morado fora.
Conheci pessoas de todo o país. A dona do pensionado era uma senhora muito zelosa e haviam dois quartos. Eu estudava durante à tarde e ia a pé.
Os professores que marcaram o curso foram: um professor de português que escreveu um livro chamado de Liberdética. E o prof. Dr. Dráuzio Varella. Ele nos dava aula de ph... adorava as aulas dele.
Mas não passei. Fiquei excedente em Minas, mas não deu. Queria prestar em vários lugares, mas meu pai não deixou. Mas a experiência em S.Paulo foi muito boa.
Lembro-me uma vez que uma colega de quarto estava muito estranha durante à noite. Começou a chorar e pediu que eu visse as cartas para ela. O pensionato todo já sabia que eu lia as cartas, mas de vez em quando. Ela pressentia algo muito ruim. Não me lembro o que deu nas cartas, mas no dia seguinte ela ficou sabendo que um tio havia morrido.
A parte espiritual sempre me rondou ,mas a Umbanda entrou na minha vida muito tempo depois... através de uma doença. O mal do século. DEPRESSÃO. Só que ninguém falava muito em depressão . Diziam que era" nervoso". Ou falavam que eu estava anemica porque tudo começou quando me recuperava de uma cirurgia de apendicite aguda.
Como eu estava demorando muito para me restabelecer e não parava de chorar e sentir medo. O monstro terrível da depressão é o medo e a culpa. Uma culpa que dói e os parentes não entendem.
Dizem: "REAJA, SAI E VAI DAR UMA VOLTA"
E acabei parando num centro de umbanda num sítio.
E recebi meu preto velho o qual me acompanha até hoje: PAI JOÃO DAS ALMAS.
Se você tem medo dos guias de umbanda ou pensa mal, ou pensa que é coisa do demônio... nada disso. Mesmo que você seja de outra religião e esteja bem espiritualmente, jamais tenha preconceito com qualquer religião. Estude, pergunte, não fique julgando por conta do fanatismo.
Sentar no banquinho e bater um papo com um preto velho é algo muito bom.
Mas saiba escolher aonde você vai, qual é o terreiro, sua dinâmica. Você tem que se sentir bem no lugar. Procure pessoas que conheçam sobre isso. Elas poderão indicar o terreiro.
Dizem que no terreiro só se falam sobre assuntos materiais tipo:
"- Pai Velho, eu quero um emprego.
"- Pai Velho, meu marido me trai?"
"- Pai Velho, vou receber a herança?"
"- To devendo...e agora?"
Seja qual for a questão do filho de fé , deve ser respeitada e ouvida pelo preto velho. Mas um guia de umbanda não deve ter a função de resolver os problemas do filho de fé. Ele tem que funcionar como um GUIA. Compreendeu? Se você vai a uma excursão e tem um guia... Ele vai lhe orientar os lugares mais bonitos, os hotéis, etc... Mas quem vai até esses lugares é você. E também pode não fazer nada que o guia orientou e procurou outros caminhos.

Os pretos velhos não falam errado. A linguagem própria deles "misinfio" e por aí vai serve como um jeitinho próprio de lhe deixar mais à vontade.
O médium de umbanda tem que estudar, aprender para poder dar ao seu guia - LASTRO. Porque o pretovelho vai utilizar a sua matéria, o seu cérebro. Não VAI ENTRAR dentro do corpo do médium . A psicofonia é um tipo de mediunidade maravilhoso mesmo de várias nuances.
Existem médiuns sonambúlicos; aqueles que ficam quase completamente inconscientes. Médium totalmente inconsciente acho que não existe. Um médium que está sendo somente irradiado pelo seu guia não está incorporado. Você pode receber intuição do seu pai velho sem estar incorporado. Aí é intuitivo.
O médium é mais um espectador, mas quanto mais ele estudar, se aprimorar espiritualmente, mas vai dar ao seu guia facilidades para uma boa comunicação.
A função do pai velho não É INFORMAR que o marido traiu, que não sei quem fez MACUMBA, enfim, é ensinar o filho de fé A SE VIRAR SOZINHO. Está estranhando??????? É isso mesmo!
Ensiná-lo , orientá-lo a agir com sabedoria, equilíbrio e amor. Um preto velho jamais deve estimular a dependencia do seu filho de fé.
Por que uma mãe ampararia o andar de uma criança de dez anos? Não acharia estranho? Ela anda sozinha,com as próprias pernas.
O preto velho representa a humildade, a fé, a experiência.
Em outras postagens vou falar sobre as falanges.
Desconfie de qualquer preto velho que lhe orientar a fazer mal para as pessoas ou com orientações que saiam do bom senso e da Caridade Cristã.
Problema é problema.
Aquele que tem um calo no pé - também sofre à sua maneira. O pé dói.
Aquele que perdeu o pé- sofre também.
Na Terra, precisamos comer, trabalhar, amar, vestir roupas.
Aos poucos, os pretos velhos vão com seu jeito especial e próprio ensinando seus filhos a pescar. No início, podem até dar o peixe, mostrar caminhos, apontar o futuro, mas um GUIA DE UMBANDA tem o dever de orientar seu filho de fé a caminhar sozinho.
Mas como é bom conversar com eles!
Bem, eu nunca conversei com o meu a não ser com outros pretos velhos. Mas converso com ele mentalmente. Isso é difícil, sabia? No meu dia a dia não o vejo.
Só uma vez sonhei com ele:
ele é baixo, bem magro , cabeça branquinha e sua energia é bem suave. Quando o incorporo volto pra casa bem relaxada ...
Sonhei que ele estava sentado num toquinho e em volta dele um círculo de fogo. Ele me disse:

"- Filha, estou ajudando sua irmã!"
O sonho foi mesmo um desdobramento espiritual.
Não tenha vergonha de conversar com o preto velho e desabafar . Só de saber que alguém lá DO ALTO lhe está ouvindo, é até terapeutico, não?


Um comentário:

  1. Muito obrigada pelos ensinamentos. Faço parte de uma casa de Umbanda que respeito muito. Estou iniciando minhas incorporações... mas já desde menina apresento sinais de vidências...nunca tive medo. Sei, que eles sempre estam por perto para me protejerem...estou aprendendo e adorando o seu Blog. Parabéns!!

    ResponderExcluir