Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

STRESS O QUE É?




Uma doença? Síndrome? Ansiedade ou angústia? Síndrome do Pânico ou tudo junto? O que mais escuto em meu consultório são esses sintomas misturados:
"Ah, eu sinto um vazio, uma agonia. Será que to com encosto?"
"Ando com medo , muito medo. Estou com depressão?"
"Uma angústia no peito, um aperto. Estou sofrendo do coração? Será um espírito maligno?"
O stress é uma síndrome, um conjunto de sensações. Existe o positivo e o negativo. Todos nós precisamos do estress para encarar os desafios. Quem não fica naturalmente ansioso quando está passando por uma entrevista de emprego? Ou então quando espera pelo telefonema de alguém muito especial? Ou então por um resultado de exame de rotina?
As mãos suam, o coração fica disparado. Ou então a pessoa sente a batida do coração- palpitações- que nem sempre representam disfunção cardíaca. É a resposta da adrenalina que cai no sangue e provoca todo esse caos.

Mas o corpo funcionando demais, excesso de descarga de adrenalina, provoca um grande desgaste. E aí nossa imunidade cai muito. Podemos aí fazer uma gripe, uma depressão, hipertensão ou até câncer.
Nossas emoções se refletem no corpo.

Fiz alguns exames de rotina. Aí,a dona Sandra foi pesquisar um sintoma no Dr. Google. Conhece o Dr. Google? Pronto. Entrei em mil fóruns, porque de um sintoma achei outro e mais outro e mais outro. E olha que me formei em psicologia. Eu sabia que estava ficando estressada.
O Dr. Google me disponibilizou um arsenal de doenças importantes. E é óbvio- que fiquei bem estressadinha. Aí ,todos os sintomas que puxavam outros e mais outros- comecei a sentir todos eles. Cabeludos. Horripilantes.
De repente , caí em mim:
"Sandra, pó parando aí com essa neura!"

Fiz os exames e abri antes do doutor. ( todo mundo faz isso- não vem não) Não tinha nada. Alguma coisinha ,
mas nada daquelas coisas que eu li no Dr . Google.
"Quem procura acha!"- ô ditadinho bom.
Fui a uma reunião de amigas. Uma delas me perguntou sobre um problema psicológico. A amiga me contou:
"- Encontrei esse problema psicológico no Google.E a Fulana tem "- a outra minha amiga confirmou:
"- Sim, tenho esse distúrbio."- Pronto! Doença diagnosticada.

Um passo do estress negativo. Esse que nos deixa cansados, fragilizados, irritados ...
Quer sinalizar seu campo emocional e espiritual? Quer saber se está a um passo do stress negativo?
Observe como está sua rotina pessoal:

  • Sono - dorme bem? Está insone há quanto tempo? Um amigo me contou ontem que não consegue dormir porque fica pensando nos problemas. Faz tres dias que não dorme. Perigo.. Sinal está ficando vermelho
  • Alimentação- fome demais,fome de menos e por aí vai. Tem gente que fica estressado come demais, come de madrugada. Ou então não come.
  • Pensamentos: você já observou como estão seus pensamentos?
  • Sinal vermelho:
  • Idéias fixas-pensamento que vai e vem , martela, atormenta. Sinal crítico de que sua mente está gritando por socorro. E pode ser um início de obsessão espiritual ou auto obsessão. Você mesmo não se vigia e deixa que esses pensamentos ruins morem na sua mente.
  • Emoções: chorando demais? Sério demais? Ou rindo demais?
O melhor caminho para que você se torne um grande mago do Bem,da Saúde, da Espiritualidade é se vigiar. Observar a quanto anda sua vida espiritual, suas emoções, seu corpo e sua mente.
Um estressado crônico tem dificuldade de se conectar com o espiritual. Fica mais na Terra com os fantasmas do nervosismo, do pessimismo, do medo, do pânico.

Cuide-se! Vá ao seu médico ou ao seu terapeuta.

E cuide da sua espiritualidade. Ela lhe dará forças para evitar um stress que poderá estragar sua vida se durar demais. O corpo não aguenta muita pressão.

A diferença é saber quais são seus limites reais e os IMAGINÁRIOS.
Rezar, orar, alivia a tensão.

Faça coisas que deixe seu espírito feliz! Assim, o stress pode até vir, mas como uma ferramenta a mais provisória para preparar seu corpo para novos desafios.

A religiosidade pode ajudar sim. Se você é católico nada mais agradável do que ir à sua igreja. Vou sempre à Catedral de Santo Antonio quando ela está quase vazia. Aquele silêncio, os santos, me trazem paz e me acalmam quando estou ficando estressada. Gosto de orar na igreja também. E as missas atualmente são um convite à alegria.

Se você é evangélico,sua igreja é um convite à fé , ao pensamento positivo e à música. Já assisti vários cultos pela televisão e gostei.

Se você é do candomblé nada mais maravilhoso do que os orixás. Eles trazem a fé de que não somos somente matéria e somos protegidos por energias poderosas.

Se você é espírita que doutrina maravilhosa é o Espiritismo. Vá a alguma palestra ou tomar passes num centro espírita, voltará mais calmo e reenergizado. Mas faça sua parte depois, a reforma íntima.

Se você é umbandista, como é bom conversar com um pai velho sentado no toco. E sentir aquele aroma deliciosa de ervas , de defumador. Desabafar , chorar suas mágoas e saber que os guias estão sempre por perto.

Em cada religião um tantinho a mais de vida saudável para você. É só confiar e achar seu jeito de viver a vida com mais saúde mental e emocional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário