Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Você já foi vítima de preconceito?

Assisti um programa que falava sobre o preconceito contra os gays e pessoas de cor negra ou seja afro-descendentes. Eu também já sofri um preconceito velado e sou de cor branca. Sofri um preconceito velado, porque leio cartas e trabalho com oráculos. E, também, trabalho mediunicamente num terreiro de umbanda. Fiquei algum tempo trabalhando mediunicamente em um centro espírita e, também, num terreiro.(segunda na umbanda e sexta psicografia no centro espírita). Na casa espírita que trabalhei algum tempo senti esse preconceito velado. E psicografei por lá um bom tempo(mais de 20 anos) jamais tendo algum tipo de atitude que contrariasse a doutrina espírita. Mas meus projetos sempre eram vetados e ,então, comecei a perceber que não era bemvinda porque trabalhava com a Umbanda. E ouvi falar que " um centro espírita deve velar por sua respeitabilidade e poderiam pensar que eu lia cartas no centro." Fiquei sentida , mas agora, não mais. Eu me preocupo com a minha assistência espiritual e meus mentores. Continuo psicografando e de olho em minha saúde espiritual. As críticas sem fundamento vem do fanatismo, da ignorância e do orgulho. O médium tem que velar por sua saúde mental, emocional e espiritual. Ter disciplina, autocrítica. Mas sucumbir às críticas alheias também pode ser um pouco de orgulho. Cada um tem sua maneira de pensar. As pessoas sentem medo do que é diferente. Tudo "certinho dentro do vidrinho." Deixem que eles pensem do jeito que querem. Então, por que me preocupar?

Será que, alguém que trabalha num terreiro de Umbanda, se for psicólogo, médico, um profissional sério será convidado para ir a um programa de rádio ou TV de uma rede católica? Sei lá. Acho que não, mas por que?No entanto, acho que as coisas estão evoluindo nesse sentido. Já soube de vários encontros ecumenicos onde se reunem grandes nomes de diversas religiões. Isso é bom!

Trabalhei com psicoterapia mais de dez anos e nunca misturei religião com a psicologia. E, também jamais misturei oráculos com psicoterapia. E se estou tranquila com minha consciência... fazer o que. Não precisam me aceitar, mas respeito é bom e eu gosto! Assim, como devo respeitar todos os credos, religiões, e também opiniões que divergem daquilo que acredito. Senão estarei sendo preconceituosa também.

Preconceito no mini- dicionário Aurélio- Editora Positivo:" idéia preconcebida, suspeita, intolerância, aversão a outras raças , religiões ou credos."

A religião fica bem distante de Deus, quando se impõe como a única verdadeira e destaca as outras diferentes como ruins, falsas, e outros detalhes a mais, preconceituosos. Já ouvi na televisão pessoas que eram espíritas ou umbandistas serem chamadas de mães de encosto, um termo negativo e discriminativo. Já ouvi também centros espíritas, terreiros chamados de CASAS DE ENCOSTO.Tudo por ignorância e generalização.

Isso é aversão, ignorância e nos afasta da finalidade da religião.(religare). RELIGAR O HOMEM A DEUS. Temos que respeitar todos os credos . Temos que respeitar todos os seres humanos independentes de credo, raça, orientação sexual, roupa que vestem, partido político que professam.

A maioria das guerras começa com o germe do poder, do orgulho . E dentro do orgulho, o orgulho de achar que sabe mais e de se achar certo. Você não precisa aceitar o comportamento, mas tem que respeitar o credo, a pessoa, sua essência.

Times diferentes - acabam lutando e brigando por conta de pensamentos diferentes, orgulho, falsos conceitos de vitória e derrota. Tudo o que limita o ser humano e inibe a manifestação do amor e do respeito deve ser abolido. Como o homem ainda não consegue viver com amor- as leis tem que ser mais justas . Uma sociedade com leis mais justas - é a semente de adultos mais felizes e integrados.

Você acha que o homossexual pode ser agredido na rua por que é homossexual? Acha que os homossexuais são promíscuos? Acha que os heteressexuais não são promíscuos? De onde vem a promiscuidade? Da cabeça? Da emoção? Do ambiente?Mendigos podem ser queimados? Uma vez ouvi uma mulher afirmar veemente: odeio cheiro de pobre.

Quando eu era criança , um carteiro vinha sempre à minha casa. Ele era sério e baixo. Um homem simples. Minha mãe segredava em meu ouvido:

"- Sabe, esse carteiro foi raptado por ciganos uma vez, coitado. Ciganos roubam criancinhas."- minha mãe vinha com a história dos ciganos, do homem do saco, do corpo sêco e por aí vai. Para evitar que a gente saísse escondido como eu saí uma vez. Bem, fui até à casa de uma prima sozinha. E minha mãe ficou morta de medo e vinha com essas histórias para meter medo nas criancinhas. Fiquei com isso na cabeça: cigano rouba criança. E a gente generaliza. Preconceito. Discriminação.

A promiscuidade pode vir de heteros ou de homossexuais. Aliás, através da doutrina espírita aprendi que o ESPÍRITO NÃO TEM SEXO. Podemos reencarnar como homens ou mulheres. E que não é assim. A pessoa acorda um dia e declara:

" Hoje, não sou mais hetero. Decidi ser homossexual". Por que ela iria escolher um destino assim? Ser criticada, discriminada?

O problema é que a gente se acha o certinho. Temos medo do que é diferente . Não estudamos, não analisamos e vamos julgando.


Uma vez paguei por meu preconceito. Há alguns anos, fui numa festa infantil. Enquanto conversava com uma gestante duas crianças chegaram e ficaram perto dela. Pareciam duas meninas mas eram dois meninos. Tinham cabelos longos,lisos, escovados, até quase à cintura. Fiquei olhando torto. Quando cheguei em casa, comentei com meu marido. Critiquei aquela mãe por permitir que seus filhos meninos tivessem cabelos compridos. Idéia preconcebida. Rotulei as crianças. Enfim, tudo baseado num falso julgamento. Cabelo comprido em menino: irresponsabilidade, falta de masculinidade e por aí vai. Anos depois, meus filhos meninos deixaram o cabelo crescer até os ombros. Era moda. E vi que algumas pessoas olhavam torto para mim. São homens agora. Em nada o cabelo comprido interferiu no caráter deles. Não gosto de tatuagem . E tinha preconceito também. Agora, não mais. Eu sou espírita, não sou? Eu não vou fazer tatuagem e nem por piercing na língua, mas respeito aquele que gosta. RESPEITO É A PALAVRA.

Não acredito em demônios, nem no inferno eterno, nem em purgatório, mas respeito a igreja católica e a evangélica. Não acredito que a gente tenha que descansar no sábado, mas conheci uma senhora adventista do sétimo dia que era uma mulher boa e tinha mãos de fada, uma artista. Não creio que, a gente dorme até chegar o juízo final, mas minha sogra era testemunha de jeová e foi um ser humano invejável.

Não gosto quando alguns pastores crucificam as religiões afro-descendentes, o espiritismo, mas tenho respeito a religião evangélica e já conheci pessoas dessa religião bondosas e humanas. Já atendi como psicóloga - homossexuais e de jeito nenhum afirmei que eles ESTAVAM DOENTES e precisam fazer terapia para se transformarem em heteros. Mas também ouvi com atenção quando um jovem me disse que era gay e gostaria de entender o que aconteceu com ele. E que gostaria de saber se era exatamente essa orientação sexual que ele queria.

Acha que uma criança não pode ser criada com amor por um casal de homossexuais? E as mães que jogam bebês no lixo? E casais hetero que espancam e até matam seus filhos? A discriminação leva a atos de desamor e desrespeito.

É óbvio que temos que respeitar a faixa etária da criança e também o seu desenvolvimento emocional e psicológico. Um médico ministra o remédio. Você toma o vidro todo de uma vez só? O mesmo acontece com a criança. Ela cresce devagar ; isso é natural, para permitir que vá percebendo seu ambiente , se integrando e aprendendo. Cabe aos pais homossexuais ou hetero que saibam criá-la. Como explicar a uma criança de tres anos que assiste um beijo homossexual numa novela? Mas, fica menos grave se ela assistir um casal de heteros fazendo amor aos dois anos ou tres anos ou quatro anos? Então, os pais tem o controle remoto nas mãos. Selecione a programação adequada para cada faixa etária.

Acho que, nos lugares públicos como restaurantes e lanchonetes tanto casais heterossexuais ou homossexuais tem que saber se portar. Uma atitude carinhosa é diferente de carinhos, ou outras atitudes mais íntimas que só cabem em ambientes próprios para isso. Tanto pra homo como heterossexuais.Motéis são acomodações apropriadas para o amor, o carinho e a intimidade.

E, também, temos que respeitar as pessoas, os transeuntes, os mendigos, motoristas... Sem rotular, apontar ou desrespeitar.

Política de cotas- vejo com cautela. Não seria uma discriminação? Inteligência, perseverança, intelectualidade , independem da raça, da orientação sexual. A entrada numa faculdade tem que depender do mérito do aluno. A política de cotas poderia ajudar o aluno que não dispõe de recursos com oferecimento de bolsas. Mas para entrar numa faculdade- TODOS SOMOS IGUAIS. Tem que estudar, perseverar , batalhar. Muitas pessoas que sofrem preconceitos pela cor da pele, etc, acabam se destacando mais porque perseveram e lutam.

Discussões sadias - são o palco da democracia.

Hoje, fiquei horrorizada com a tragédia na escola do RJ e o assassino, um rapaz de 22 anos escreveu uma carta orientando como as pessoas deveriam proceder com relação ao seu enterro. E ele escreveu: "impuro , pessoas impuras." O fantasma do preconceito rodeava esse rapaz .... O que seriam pessoas impuras pra ele? As crianças? As meninas?

O preconceito... matou muitos cristãos , médiuns, etc, durante a Inquisição. Foram queimados como bruxos. Tudo fruto do poder, da ignorância e do orgulho. E ficou a mácula: quem lida com cartas... coisas do demônio e por aí vai. Mas essa postura preconceituosa está mudando, graças a Deus. Tudo muda e progride. Nada fica como está!

O preconceito pode ser declarado, velado, mascarado... mas ele se mostra...sempre se mostra na máscara horrenda do desamor, do desrespeito usando até as armas da violência, da incompreensão e do orgulho.

E que a Espiritualidade Maior dê força aos pais que perderam seus filhos num lugar onde deveriam estar protegidos e seguros.

O mundo está transformando. A idéia é de que está piorando, mas não é. A mídia, internet, faz com as notícias cheguem mais depressa. Cabe a nós fazer a parte que nos cabe. Não ficar somente com o negativo na cabeça. Ter a mente aberta, fé em Deus.

Cuidar da espiritualidade porque a gente não sabe como vai ser o futuro. Essas crianças saíram para a aula. Adolescentes no florescer da vida... E de repente, a interrogação: "Por que, ele fez isso com a gente?"

São dramas que só a reencarnação, a pluralidade das existências poderá explicar.

Mas que se cada um fazer sua parte no sentido de respeitar o próximo, compreender.

Cito uma frase do Mestre Jesus:

"Só o amor cobrirá nossa multidão de pecados"

E nossos pecados são muitos...muitos...

Mas em cada coração a semente divina....

Nenhum comentário:

Postar um comentário